Cadastro para recebimento de alerta de desastres e tempestades

Talvez você tenha recebido um SMS em seu celular nos últimos dias lhe perguntando se deseja receber notícias sobre desastres em sua região.

O que está acontecendo?! O Antropoceno intensificou as mudanças climáticas?!? 

É quase isso. O clima, imprevisível e incontrolável, encontra-se em estágios de liberação de suas estruturas se avaliado quanto ao seu limiar de resiliência. Então é muito importante utilizarmos as tecnologias disponíveis para prevenir perdas e danos!

E é muito simples!

Para receber notificações de emergência da Defesa Civil basta cadastrar o CEP que deseja ser monitorado. Envie um SMS com o CEP (com ou sem hífen ou espaço) para 40199. Quem já possui cadastro não precisa se registrar novamente. Para incluir novo CEP, basta repetir o procedimento.

O sistema tem o objetivo de prevenir, orientando as pessoas quanto aos procedimentos que devem ser adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

Os alertas são gerados pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios, sempre que são identificadas situações de riscos em função de desastres naturais.

A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.

Mais informações: site do Ministério da Integração

 

 

 

O post Cadastro para recebimento de alerta de desastres e tempestades apareceu primeiro em Águas Mídia Livre.