Direitos dos Oceanos é tema de seminário online do Earth Law Center

Nos últimos anos houve um aumento significativo de leis e políticas para proteger os oceanos.

Após inúmeras experiências e avanços, o Earth Law Center oferece um seminário online onde destacará a evolução dos princípios e das diretrizes legais para as áreas marinhas protegidas, expondo alguns casos de sucessos e desafios nas atuais estruturas.

O curso online apresentará uma introdução aos Direitos dos Oceanos e o Earth Law Framework para áreas marinhas protegidas, que é um conjunto de diretrizes para a evolução das estruturas legais em inclusão dos Direitos da Natureza, proporcionando uma abordagem não antropocêntrica à proteção marinha.

Entre os estudos de caso a serem explorados ocorrerão apresentações sobre o Parque Marinho Marae Moana, nas Ilhas Cook. Criado em 2017, o parque exemplifica o compromisso com os Direitos do Oceano e a implementação do Earth Law Framework.

 

Dados do seminário online

Data: 18 de junho de 2019

Horário: 15:00-16:30 ET (16h às 17:30 de Brasília)

Tema: Direitos dos Oceanos e Outros Movimentos Emergentes

Link do seminário: https://zoom.us/j/757896922

Anfitriã: Michelle Bender, Ocean Rights Manager, Earth Law Center

 

ÁguasML compartilha o convite

Você está cordialmente convidado para os webinars de 2019 liderados pelo Centro de Direito da Terra sobre Lei e Governança Ecológica, apresentado pela Associação de Governança e Lei Ecológica, em parceria com o Grupo de Especialistas em Ética, Comissão Mundial de Direito Ambiental da IUCN.

Os cursos são gratuitos e o registro é recomendado, basta enviar seu nome, cargo, organização e nome do curso para info@elga.world

Descubra outros eventos mensais aqui https://www.elga.world/2019-elg-webinar-series/

 

As palestrantes

Barbara Lausche é uma advogada ambiental internacional com mais de 30 anos de experiência trabalhando com governos e organizações em todo o mundo, concentrando-se na conservação. Membro da Comissão Mundial sobre Direito Ambiental (WCEL) da IUCN desde 1980, ela tem contribuído ativamente ao longo dos anos para publicações e projetos jurídicos da IUCN em países em desenvolvimento. Ela continua a aconselhar sobre a lei de áreas protegidas, o cumprimento das convenções internacionais, os princípios legais e de política de conservação da biodiversidade e, desde o final dos anos 2000, questões marinhas e costeiras e conservação da conectividade. Ela também é membro ativo da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da IUCN (WCPA) e do seu Grupo de Especialistas em Conservação da Conectividade e Diretor do Instituto de Política Marinha (MPI) do Laboratório e Aquário da Mote Marine.

 

Michelle Bender é a gerente dos direitos dos oceanos do Earth Law Centre (ELC), liderando uma solução inovadora e de mudança de paradigma para nossos desafios de gerenciamento dos oceanos. Ela também atua no comitê executivo da Aliança Global pelos Direitos da Natureza; e é membro da Comissão Mundial sobre Direito Ambiental da IUCN. Michelle também conduz trabalhos contínuos para a NOAA e os Amigos da Lontra Marinha, com foco na governança do Grande Ecossistema Marinho e na proteção de mamíferos marinhos. Em 2018, ela foi nomeada uma das 15 líderes de jovens do oceano pela Sustainable Ocean Alliance. Michelle se formou na Summa Cum Laude pela Vermont Law School, onde obteve um mestrado em Direito e Política Ambiental e possui um B.S. em Biologia com Ênfase Marinha da Western Washington University.

 

Jacqueline Evans é a Diretora do Escritório de Coordenação de Marae Moana no Gabinete das Ilhas Cook do Primeiro Ministro. Jacqui é Bacharel em Ciências em Estudos Ambientais pela Universidade do Pacífico Sul, em Fiji, e mestre em Geografia pelo East West Center, Havaí. Seu compromisso vitalício tem sido com a proteção do ambiente marinho nas Ilhas Cook. Jacqui trabalhou para a WWF e para a ONG local das Ilhas Cook, Te Ipukarea Society, membro da IUCN. Jacqui também trabalhou no governo das Ilhas Cook no Ministério de Recursos Marinhos, Serviço Nacional de Meio Ambiente e Ministério da Saúde. Jacqui recebeu recentemente o Prêmio Ambiental Goldman 2019 para as Ilhas e Nações Islandas por seu trabalho para estabelecer Marae Moana, o Parque Marino das Ilhas Cook, em todo o território oceânico das Ilhas Cook. Na cerimônia de premiação, Jacqui defendeu os direitos do oceano.

O post Direitos dos Oceanos é tema de seminário online do Earth Law Center apareceu primeiro em Águas Mídia Livre.