Nota de Pesar – Falecimento do Tecnólogo em Saneamento Ambiental Cássio Freire Beda

Águas Mídia Livre – Brasil – Bem comum em mídia livre

A Faculdade de Tecnologia da UNICAMP lamenta profundamente informar o falecimento do Tecnólogo em Saneamento Ambiental Cássio Freire Beda, ocorrido em 04/04/2021.

O Cássio ingressou no Ceset (atual FT) na turma de 2008, concluindo o curso em 2011. Cursou o Mestrado em Ciências, na área de Enfermagem em Saúde Pública na USP, e após foi trabalhar em Tapajós, onde se intoxicou com mercúrio devido à ingestão de peixes contaminados pelas atividades do garimpo, tendo desenvolvido a Síndrome de Minamata.

Em sua atuação como Tecnólogo, Cássio foi trabalhar no Instituto Socioambiental, ISA, Brasil, em 2014. Sua atuação era ligada a trabalhos desenvolvidos na área de gestão territorial, extrativismo e associativismo na Terra do Meio – Pará em unidades de conservação com comunidades ribeirinhas prioritariamente e também com indígenas.

Veja a nota: https://www.ft.unicamp.br ↗

Quando a mineração mata novamente

Cássio motiva uma campanha que busca mais informações sobre como diagnosticar e como evitar a contaminação por mercúrio, dado que crimes ambientais são constantes em áreas atingidas pela mineração.

Conheça um pouco mais da luta do Tecnólogo Cássio Freire Beda

De Minamata ao Tapajós: um alerta sobre a contaminação de mercúrio na Amazônia ↗

Cassio Freire Beda, natural de São Paulo-SP, relata o processo que o levou a desenvolver os sintomas da doença de Minamata, resultante da intoxicação por mer…

Mercúrio – O Veneno do Ouro: reportagem desvenda o mistério da contaminação ↗

O núcleo investigativo do jornalismo da Record TV trabalhou durante dois anos numa denúncia sobre a contaminação por mercúrio provocada por garimpos que estã…

Nós nos solidarizamos junto à todos com a família de Cassião!

Envie seu depoimento sobre o Cássio para o e-mail depoimento@ft.unicamp.br ↗

O post Nota de Pesar – Falecimento do Tecnólogo em Saneamento Ambiental Cássio Freire Beda apareceu primeiro em Águas Mídia Livre – Brasil.